Na manhã desta quarta-feira (25), uma grande operação policial mobilizou cerca de 200 agentes civis em sete cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu, Bom Jesus e Extremoz. A ação resultou no cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão contra empresários, influenciadores digitais e contadores, todos suspeitos de integrar um sofisticado esquema de fraudes financeiras.
Denominada Operação Amicis, a ofensiva é coordenada pela Delegacia Especializada na Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (DEICOT), com apoio do GAECO, da Polícia Militar, da Secretaria da Fazenda e do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). As investigações apontam que o grupo criminoso atuava por meio de empresas fictícias e utilizava “laranjas” para mascarar a origem ilegal dos recursos, beneficiando-se de um esquema estruturado de lavagem de dinheiro e fraudes bancárias.
O Judiciário determinou 204 medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleiras eletrônicas por cinco dos investigados, além do bloqueio e sequestro de bens e valores que somam mais de R$ 150 milhões. Os materiais recolhidos nas diligências agora serão periciados, podendo revelar mais detalhes sobre o papel de cada envolvido. Até o momento, a Polícia Civil optou por não divulgar outras informações sobre o funcionamento da organização.
fonte: CNN Brasil