Na região de Kirov, oeste da Rússia, um idoso de 88 anos faleceu após uma tentativa fracassada de levantar voo com um helicóptero de fabricação própria. O acidente aconteceu na última quinta-feira (31), conforme informou em nota o Gabinete do Promotor de Transportes da Região do Volga, na sexta (1º).
Durante a tentativa de decolagem no distrito de Omutninsky, o rotor principal da aeronave se soltou logo após o acionamento do motor, causando ferimentos graves ao piloto, segundo relataram os serviços de emergência à agência estatal RIA Novosti. O homem foi socorrido e levado ao hospital distrital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
De acordo com o Ministério Público, o helicóptero não era registrado, e as autoridades investigam as circunstâncias do ocorrido.
A vítima foi identificada como Vladimir Trapeznikov, um autodidata apaixonado por aviação que sonhava, desde a infância, em ser piloto. Apesar de ter trabalhado como motorista em uma madeireira, ficou conhecido em sua comunidade por construir aeronaves artesanais.
Ao longo da vida, Trapeznikov projetou e montou cinco modelos distintos de aeronaves. Sua habilidade rendeu destaque em um curta exibido no cinema “Panorama” e também em um telejornal de 1985. A tragédia aconteceu durante a tentativa de voo com sua quinta e última criação.
Casos semelhantes ao de Trapeznikov já ocorreram ao redor do mundo. Um britânico, por exemplo, dedicou os períodos de isolamento na pandemia de COVID-19 para montar um avião no quintal para sua família. Já um etíope gastou uma década estudando por meio de manuais e vídeos online antes de construir, em dois anos, uma aeronave com a qual planejava ir ao próprio casamento, em 2015.
Fonte: CNN Brasil