Na manhã desta quarta-feira (26), um asteroide classificado pela Nasa como “potencialmente perigoso” passará próximo ao planeta Terra.
Chamado de 2014 TN17, esse corpo celeste tem um diâmetro estimado entre 130 e 290 metros e ficará a uma distância aproximada de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar da classificação, não há risco de colisão.
Segundo a Nasa, qualquer objeto espacial com mais de 140 metros de diâmetro e que se aproxime a até 7,5 milhões de quilômetros da órbita terrestre recebe essa designação.
Embora o 2014 TN17 não represente ameaça, asteroides com características semelhantes poderiam causar grande destruição se atingissem a Terra. Corpos celestes desse porte costumam colidir com o planeta a cada 20.000 anos, deixando crateras de até dois quilômetros de diâmetro e podendo provocar mortes, principalmente em regiões densamente povoadas.
A Nasa monitora diversos objetos próximos à Terra por meio do Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra, que analisa suas trajetórias e riscos potenciais.
Fonte: CNN Brasil