Uma mulher de 77 anos sofreu ferimentos gravíssimos após ser atacada por sete cães da raça rottweiler em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). O ataque ocorreu na tarde de sábado, dia 20.
Segundo o cirurgião plástico Luiz Carlos Loureiro Ortiz, responsável pelo atendimento no Hospital Cristo Redentor, ainda não se sabe o que desencadeou a agressão. Conforme depoimentos, o marido da vítima, de 80 anos, foi acordado pelo barulho dos cachorros e conseguiu interromper o ataque, salvando a esposa. Ele também se machucou, mas de forma mais leve.
A senhora passou por uma intervenção cirúrgica de quatro horas. Ela teve o couro cabeludo totalmente arrancado, além de perder o nariz, os lábios e sofrer sérias lesões nos membros superiores e inferiores.
“O nariz e a boca foram reconstruídos imediatamente, pois ela precisa se alimentar. As próximas etapas envolvem a reconstituição dos braços, pernas e do couro cabeludo”, explicou o Dr. Ortiz.
Atualmente, a paciente encontra-se internada na UTI, com quadro estável. “Neste momento, o organismo começa a combater possíveis infecções, já que as mordidas introduzem bactérias devido à saliva contaminada dos cães. Ela está sendo tratada com doses elevadas de antibióticos”, detalhou o médico.
Os filhos da idosa, que residem fora do estado, ainda tentam entender o que levou os animais a atacarem.
Outro caso semelhante
Também no Rio Grande do Sul, em Minas do Leão, um homem de 62 anos morreu no início deste mês após ser atacado por quatro cães da raça pitbull. A vítima foi surpreendida pelos animais enquanto fazia uma entrega de lenha na propriedade onde os cães eram mantidos.
Durante o incidente, a tutora dos animais, uma idosa de 82 anos, também foi ferida e precisou de atendimento médico, mas já recebeu alta. Os cães foram levados para o canil da Penitenciária Estadual de Charqueadas.
Fonte: CNN Brasil