Chuvas intensas provocaram uma elevação repentina no nível dos rios em diversos vilarejos da remota e vasta região da Sibéria Oriental, na Rússia, levando à necessidade de uma grande operação de resgate.
Segundo a assessora de imprensa Ksenia Rakhmatullina, o Ministério para Situações de Emergência da Rússia iniciou ações emergenciais nos distritos atingidos, sob a coordenação da divisão regional de Yakutsk. De acordo com as primeiras informações, oito comunidades foram atingidas pelas enchentes, resultando na inundação de 93 residências, 376 terrenos e duas vias.
Mais de 100 pessoas, incluindo 31 crianças, foram evacuadas das zonas afetadas. Abrigos temporários já haviam sido organizados previamente, e atualmente abrigam 57 pessoas — todas as crianças resgatadas estão entre elas. Os demais desabrigados estão hospedados com familiares ou conhecidos.
Pessoas com dificuldades de locomoção, assim como os menores, estão sendo transportados para a capital regional da República de Sakha, Yakutsk, conforme comunicado publicado no canal oficial da pasta no Telegram.
Para atender à emergência, mais de 200 socorristas e cerca de 60 veículos — entre terrestres, aéreos e aquáticos — foram mobilizados. A operação também contempla o resgate de animais. Rebanhos de gado estão sendo transferidos para áreas seguras, e até pequenos bichos de estimação foram salvos. “Hoje conseguimos resgatar um bezerro, algumas galinhas e, claro, nosso VIP da missão: um hamster”, relatou um dos socorristas.
Fonte: CNN Brasil