A Red Bull optou por trocar Liam Lawson após apenas duas provas da temporada 2025 da Fórmula 1. A decisão foi tomada em uma reunião emergencial realizada em Dubai, culminando na promoção de Yuki Tsunoda. O japonês deixará a Racing Bulls para se tornar companheiro de equipe de Max Verstappen, atual campeão mundial pela quarta vez.
A notícia foi divulgada pelo jornal holandês De Limburger.
Escolhido em dezembro por Christian Horner para substituir Sergio Pérez, que saiu da Red Bull após quatro anos, Lawson, de 23 anos, superou nomes como Tsunoda e Isack Hadjar na disputa pela vaga.
Contudo, seu desempenho nas primeiras provas ficou abaixo do esperado. O neozelandês não conseguiu passar do Q1 nos GPs da Austrália e da China, terminando em 15º e 12º, respectivamente, e sem pontuar. Na etapa chinesa, foi o mais lento tanto na corrida sprint quanto na classificação.
A Honda, grande aliada da Red Bull e apoiadora de Tsunoda, teria oferecido um alto investimento para garantir que o japonês corresse ao lado de Verstappen. Com 24 anos, Tsunoda assumirá a vaga no GP do Japão, sua corrida de casa, enquanto Lawson retornará à Racing Bulls para compor dupla com Hadjar.
O jornal De Telegraaf relatou que Verstappen não aprovou a decisão da equipe de realizar a mudança tão cedo na temporada.
No campeonato de construtores, a Red Bull ocupa o terceiro lugar, atrás de McLaren e Mercedes, com os 36 pontos conquistados unicamente por Verstappen. Já a Racing Bulls está em nono, somando três pontos, todos marcados por Tsunoda, que vem demonstrando bom desempenho em ritmo de corrida.
Fonte: CNN Brasil