Nesta quarta-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a operação Venalis com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de entorpecentes e crimes correlatos em território brasileiro.
A ofensiva ocorre simultaneamente em diversos estados, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá, Glória d’Oeste, Cáceres e Porto Esperidião (MT); Brasília (DF); Foz do Iguaçu (PR); Rio Verde e Jataí (GO); Santa Inês (MA); Fortaleza (CE); João Pessoa (PB); Orocó (PE); Campinas e Cosmópolis (SP).
Com o apoio da Força Tática da Polícia Militar de Cáceres, aproximadamente 70 agentes federais participam da operação. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias pertencentes a integrantes do esquema e suas empresas, além da quebra dos sigilos bancário, fiscal e financeiro dos investigados.
As investigações revelam que o grupo utilizava uma rede articulada composta por intermediários, transportadores, traficantes e “laranjas” para movimentar a droga. O transporte era feito principalmente por via terrestre, em veículos de passeio, com a droga vindo da Bolívia e do Peru.
A logística do grupo visava distribuir os entorpecentes a partir do estado do Mato Grosso para outros pontos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e regiões do Nordeste.
Durante a ação, foram apreendidos documentos e armamentos pertencentes aos suspeitos.
Fonte: CNN Brasil