Durante a madrugada de terça-feira (16), uma mulher foi detida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização da Operação Cão de Faro VI, realizada em Feira de Santana, na região centro-norte da Bahia. A suspeita transportava entorpecentes, munições, aparelhos eletrônicos ilegais e aves silvestres em um ônibus de turismo.
A ação teve início quando os agentes abordaram um ônibus que fazia o trajeto entre Rio Grande da Serra (SP) e Mata Grande (AL). Cães farejadores da PRF, K9 Umbro e K9 Zion, indicaram uma mala suspeita no bagageiro do veículo.
Dentro da bagagem, os policiais encontraram:
* 10 tabletes de cocaína, pesando ao todo 10,3 kg;
* 300 gramas de Skunk e uma pequena quantidade de Haxixe;
* 39 munições de calibre .40 (de uso restrito);
* 21 munições calibre .38 (uso permitido);
* 03 dispositivos de TV Box, cuja venda é proibida pela ANATEL.
Além disso, durante a vistoria nas outras malas, os agentes identificaram cinco pássaros da fauna nativa brasileira mantidos em situação de maus-tratos. Os animais estavam em gaiolas sujas, sem acesso à água e em condições inadequadas de higiene, o que representava risco à saúde das aves. Foram resgatados:
* 2 exemplares de Trinca-ferro (Saltator similis);
* 2 Coleirinhos (Sporophila caerulescens);
* 1 Papa-capim (Sporophila nigricollis).
A passageira, que confessou ser a dona dos itens ilícitos e dos animais, afirmou que havia recebido a encomenda em Bragança Paulista (SP) e que levaria o material até Antas, na Bahia, onde receberia pagamento pelo transporte. Ela disse ainda que os pássaros seriam para criação própria e que os eletrônicos seriam revendidos.
A mulher foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia da Polícia Civil de Feira de Santana. As drogas, munições, aparelhos e aves apreendidos foram entregues às autoridades competentes, sendo os animais encaminhados a um órgão ambiental responsável.
Fonte: Jornal Correio