No último sábado (30), a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) realizou uma operação de fiscalização em Candeias, região metropolitana de Salvador, que resultou na apreensão de dezenas de pássaros silvestres.
Ao todo, foram resgatadas 77 aves, que seriam vendidas ilegalmente na feira livre da cidade. Durante a ação, dois homens foram conduzidos pelas autoridades. Os animais retirados do comércio clandestino foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passam por cuidados até poderem retornar ao meio ambiente.
### Outra grande operação
Poucos dias antes, em 22 de agosto, uma investigação conduzida pela Delegacia Territorial de Poções, com apoio das 10ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), resultou na apreensão de mais de 200 aves em três municípios: Poções, Boa Nova e Iguaí.
Na ocasião, quatro suspeitos foram presos e 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Segundo a Polícia Civil, os animais eram retirados, principalmente, do Parque Nacional de Boa Nova, e revendidos em diferentes estados brasileiros. Um homem que produzia gaiolas e compartimentos para transportar os pássaros também foi detido.
Os animais foram encaminhados ao Cetas de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para reabilitação e posterior reintegração à natureza.
Fonte: Jornal Correio