Na manhã desta segunda-feira (28), a área de embarque e desembarque do Aeroporto de Salvador foi cenário de um tumulto que culminou em tiros. A situação ocorreu quando um motorista de van foi abordado durante uma operação de combate ao transporte irregular de passageiros, conduzida pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).
O episódio foi registrado em vídeo tanto pelo motorista quanto pelos agentes. Nas imagens, os policiais solicitam os documentos do motorista, que afirma que o serviço é regular, embora não tenha apresentado a lista de passageiros.
Em uma nota enviada à CNN, a Semob e a GCM refutaram a alegação do condutor, informando que o veículo não tinha autorização para transportar passageiros.
Durante a abordagem, o motorista tentou evitar que a van fosse rebocada, entrando no veículo e, em seguida, acelerando em fuga. Foi nesse momento que um dos guardas disparou contra os pneus do veículo, atingindo-os duas vezes.
Os órgãos municipais explicaram o uso da força, afirmando que os disparos foram feitos para evitar a fuga e garantir a segurança de todos os envolvidos. “A medida foi necessária para impedir que o motorista escapasse, e a perseguição foi iniciada, mas ele conseguiu fugir”, informaram em comunicado. O incidente foi registrado na 12ª Delegacia de Itapuã.
Essas operações de fiscalização são realizadas diariamente em diversos locais da cidade para manter a ordem no transporte público e proteger os passageiros. O Aeroporto de Salvador esclareceu que o incidente não ocorreu dentro do terminal de passageiros.
Fonte :CNN Brasil