Uma praticante de parapente precisou ser socorrida na última quarta-feira (3), após se perder durante um voo em Quixadá, no Sertão Central do Ceará. O resgate contou com apoio do Ciopaer — união entre o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas — que enviou uma aeronave para auxiliar na localização.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), parentes e amigos acionaram as autoridades quando notaram que a esportista não chegou ao ponto programado de pouso.
As buscas começaram a partir da análise da direção dos ventos. Para a missão, o helicóptero Fênix 11 decolou da base de Crateús. Durante a varredura, o velame — parte principal do equipamento — foi encontrado preso em uma área de mata, já no município de Santa Quitéria. A partir dali, os policiais aplicaram a técnica de “círculo concêntrico crescente”, que amplia progressivamente o perímetro investigado.
A mulher foi localizada a aproximadamente um quilômetro do local onde estava o velame. Como não havia espaço adequado para o pouso da aeronave, os tripulantes orientaram a vítima a caminhar até uma área habitada, onde finalmente recebeu atendimento da equipe de resgate.
Fonte: CNN Brasil