A 26ª edição do Grammy Latino, realizada em 13 de novembro de 2025 em Las Vegas, teve grande destaque brasileiro, com vários artistas consagrando suas obras e ampliando a presença do Brasil na música latina. Entre os principais vencedores nacionais, Liniker foi o grande destaque ao conquistar três prêmios nas categorias de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (“Caju”), Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa (“Caju”) e Melhor Canção em Língua Portuguesa (“Veludo Marrom”).
Liniker usou o palco da premiação para refletir sobre a importância de suas vitórias. Em discurso, ela ressaltou a relevância de ser uma mulher travesti e compositora no Brasil. “Ser uma compositora, ser uma travesti compositora no Brasil que mata a gente é difícil demais”, disse Liniker.
Outros talentos brasileiros premiados incluem João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, que venceram com o álbum “Dominguinho” como Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. Luedji Luna conquistou o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira por seu trabalho “Um Mar Pra Cada Um”.
Também foram destacados artistas como BaianaSystem, Sorriso Maroto, Chitãozinho & Xororó e Djonga, que receberam prêmios importantes em suas categorias.
A premiação reflete a diversidade e riqueza da produção brasileira contemporânea, que se destaca na cena musical latina. Por fim, Liniker comentou sobre suas conquistas: “É uma honra poder representar a música brasileira e trazer à tona nossas raízes e nossa voz em uma plataforma tão importante como o Grammy Latino”.
O evento reforçou o protagonismo dos brasileiros entre os principais nomes da música latina, destacando a pluralidade de gêneros e estilos, do pop ao sertanejo, passando por ritmos urbanos e tradicionais.
Fonte: Jornal Voz Ativa



