Uma plantação de maconha considerada uma das maiores já registradas no interior da Bahia foi desmantelada nesta quarta-feira (1º). A área, de aproximadamente 40 mil metros quadrados — equivalente a quatro campos de futebol — estava situada dentro de uma fazenda de 50 hectares, localizada na zona rural de Ibipeba, região Centro-Norte do estado. No local, agentes encontraram mais de uma tonelada da droga já colhida e enterrada. Todo o plantio foi destruído por incineração, com acompanhamento de peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
De acordo com a Polícia Civil, mais de 15 pessoas fugiram quando perceberam a aproximação das equipes. Além da plantação, foram localizados vestígios de maconha já queimada e apreendido um reboque agrícola utilizado na colheita. Estima-se que os criminosos tenham destruído cerca de três toneladas do entorpecente antes da chegada dos policiais, segundo cálculo do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).
A ação faz parte da Operação Amordaçar – Fase II, a segunda grande ofensiva do Denarc em um intervalo de apenas quatro meses. Na primeira fase, realizada em maio, cerca de 500 quilos da droga foram apreendidos em uma propriedade rural no município de Itamaraju. As investigações sobre o caso em Ibipeba continuam em andamento.
Fonte: Jornal Correios