Nesta segunda-feira (29), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou que chegou o momento de o Hamas aceitar um plano de paz. Ele está tentando intermediar um acordo amplo que encerre a guerra em Gaza e dê início à reconstrução da região.
Trump destacou que Israel e outros países aliados já demonstraram apoio à sua proposta composta por 20 pontos, mas que o grande desafio será convencer o Hamas a assinar o documento. Segundo ele, se houver rejeição, os EUA continuarão apoiando a ofensiva israelense.
“Apresentamos hoje os termos, e é hora de o Hamas aceitá-los. Depois de tantos meses sem progresso, percebemos que estamos diante de uma liderança diferente, já que mais de 20 mil pessoas perderam a vida e as lideranças do grupo foram eliminadas várias vezes nos últimos anos”, afirmou.
O republicano ainda direcionou suas palavras ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu: “Caso o Hamas recuse, restarão apenas eles. Mas se aceitarem, Bibi, você terá ainda mais respaldo para agir como for necessário”.
Fonte: CNN Brasil